Segunda-feira, 22 de Outubro de 2007

a festa foi linda pá

Este fim-de-semana o Céu e a Terra mudaram de lugar durante o Fast Forward Portugal. Os concorrentes - todos eles - foram valentes. Os temas eram ridículos qb, aliás como convém: # 1: O bom sai, o mau e o vilão ficam; # 2: Os super heróis já não voam; # 3: Tudo muda: quando muda, muda mesmo; # 4: Horário de trabalho: horário de trabalho é o tempo todo; Tema 5: O atraso do autocarro: o transtorno da espera pode provocar acontecimentos extraordinários…ou não.

A qualidade dos filmes foi muito boa, havendo uns 10 muito bons filmes (qualquer um destes filmes poderia ganhar o festival).

Ó filme vencedor, The Hitman, da autoria de um grupo de alunos de Som e Imagem da Universidade Católica do Porto, é um poderoso e muito kubrickiano filme sobre um assassino profissional (o tema que deveriam respeitar era o # 4- Horário de trabalho), sempre com uma música clássica poderosa a acompanhar as cenas mais densas.

Para o final, a grande surpresa: um filme feito pelo meu amigo A., que este ano não pode estar connosco durante o festival. Ainda assim enviou um filme desde São Francisco, feito com o colectivo OCTOPUSSY. Este: 

 

 

 

Muito obrigado a todos! Foi lindoo!!...

radiomafia às 12:44
link do post | comentar
17 comentários:
De ivan aka bandinho a 22 de Outubro de 2007 às 17:31
Desculpa lá, mas o filme que ganhou de kunrick não tem nada. é uma imitação parola de hitchcok, com péssima imagem e som DESASTROSO.

então a narração em "amaricano" com sotaque do Porto foi do pior.

quando o filme passei, achei que eles nem deviam ter concorrido.

devia ter ganho o dos palhaços e o do mitch ter uma menção honrosa.

e a organização esteve muito mal. Não se admite que um pagador (eu) tenha menos previlégios que toda a gente.

Mudaria muitas coisas na organização, se quiseres, depois pergunta.

Mas vale a iniciativa. Um abraço.
De ivan aka bandinho a 22 de Outubro de 2007 às 17:35
Desculpa lá, mas de kubrick nao tem nada. é uma imitação mal feita e mal conseguida de hitchcok, com pormenores técnicos muito maus. Devia ter ganho o dos palhaços e o mitch devia ter tido uma menção honrosa. O júri bebeu demais, só pode. Achei o filme, assim que o vi MAU. cheio de Clichés, super-previsível e a narração em "americano" com sotaque do porto... ó deus!

A organização também esteve muito mal. desde os pagadores a serem prejudicados a favor de supostos elementos de equipa que não existiam, aliás, conheço um membro efectivo de equipa que pagou bilhete.

e muitos outrso erros, mas se quiseres, depois a gente conversa, a bem da edição do próximo ano.
De ivan aka bandinho a 22 de Outubro de 2007 às 17:36
desculpa os comentarios duplicados., pensei que o primeiro nao tivesse entrado, deu erro...
De radiomafia a 23 de Outubro de 2007 às 12:36
Viva Ivan:

2 notas só acerca do que referes:

1. Sim nós não estivemos perfeitos, reconheço-o. Quando pelas 18h de sábado percebemos que tinhamos uma procura de mais de 300 bilhetes (entre convidados (patrocinadores), concorrentes e público previsível, e a sale é só de 220, procuramos fazer o melhor possível naquele contexto. Basicamente, não esperavamos tanta adesão. O que é bom claro, e nos obriga a numa próxima edição a estudar melhor que espaço para o festival. Em relação ao privilégio para os concorrentes: não se tratou de uma questão de peivilégio- foi uma questão de respeito por quem participou no festival e quer ver o seu filme. Comos deves saber, TODOS (incluindo esse colega que referes) os concorrentes receberam entrada grátis (dava-mos o nr. bilhetes conforme as fichas técnicas entregas), e, portanto, somente quando tivessemos a confirmação dos que não iriam assistir à exibição (por cansado, noite em branco, etc...) é que poderiamos vender bilhetes ao público em geral. O contrário poderia, como imaginas, significar uma pessoa comprar bilhete e depois nao aceder à sala.

2- O filme vencedor: Eu considero que houve uns 10 filmes que poderiam vencer o festival. Incluíndo o que ganhou, que gosto bastante por acaso. Como sabes, este ano escolhemos um Júri com algum curriculo, para evitar estas discussões: é claro, nestas avaliações há sempre a subjectividade de quem escolhe. Tratam-se de pessoas. No entanto, é muito injusto dizer que o júri deveria estar bebado quando escolheu o Hitmen, porque não faz quelquer sentido a escolha. Nem são justas as tuas apreciações simplistas acerca do filme. Na minha opinião faz, na do Júri também, e, verifiquei há pouco, na opinião de um concorrentes que ficou com uma menção honrosa (Filme ESBUSOS - que para algumas pessoas que ouvi, deveria ter ganho -), e que até é licenciado em cinema, a escolha é acertada. Senão lê estas palavras dele:" "Sabe a pouco, porque queríamos vencer”, lamenta Carvalhal. Contudo, no seu entender, a qualidade da curta-metragem que arrecadou o prémio do júri não se põe em causa: “Mal a vi, soube que teria de ser aquela a ganhar”.
podes ler o original aqui: http://www.comumonline.com:80/index.php?option=com_content&task=view&id=130&Itemid=36

abraço
De ivan aka bandinho a 23 de Outubro de 2007 às 14:22
Boa; em relação à qualidade do júri, não duvido, por isso mesmo é que disse que deviam estar com os copos!

só mesmo para dizer que quando escrevi o comentario, JURO que ainda nao tinha lido o post do mtch.

é que quando li reparei que até há frases quase iguais...
De ivan aka bandinho a 23 de Outubro de 2007 às 14:32
1. penso que com o numero de pessoas inscritas, e antecipadamente, deveriam ter pensado numa outra sala de exibiçao.ou então, limitar o nº de equipas. Percebo que os concorrentes tenham todo o direito de ter lugar. mas o que normalmente se faz é reservar uma data de lugares, com papeis em cima das cadeiras. Mas acima de tudo, com uma sala de 220 lugares, o que deveria ter sido feito era limitar o número de equipas e/ou o n~de participantes. se seria desvirtuar o conceito, etão, antecipadamente, tentar alugar outra sala (sei que Braga não tem muitas, o que complica a questão). às tantas o formato do festival, ao ser tão permeavel e permissivo é que não é o melhor...

outra solução seria fazer duas sessões. o premio tem meso de ser entregue naquela noite??

exibição dos filmes em duas sessões já no domingo não seria mau de todo. mais uma vez, desconheço as regras do FF internacional para saber se era possível, pelo que mais uma vez pode.se "culpabilizar" o próprio formato.

também penso que o excesso de equipas não traz melhor qualidade.. antes pelo contrário. toda a gente tem o direito de participar, mas os meus queridos olhos poderiam ter sido poupados a algumas exibições "tristes". pelo que seria ideal fazer uma espécie de filtragem.

mas isto não é nenhuma situação de eu Vs outros! gostava de poder ajudar a concretizar melhor os projectos. se digo alguma coisa é porque me interesso, não por dizer mal só porque sim.

já agora... se os problemas referidos forrm imputados ao formato, será que não seria melhor a Velha ter um formato próprio?? alinhado com as possibilidades financeiras da mesma e com as infra-estruturas da cidade?
De radiomafia a 23 de Outubro de 2007 às 15:24
Ivan:

muito rápido:
1. o modelo não é nosso, podemos no entanto fazer algumas adaptações, não é demasiado rigido, desde que respeitemos o espirito.

2. nós temos todas as vantagens em utilizar este modelo. não só porque já verificamos que funciona, como também o facto de os festivais de promoverem entre si nos agrada. sabias que algumas das nossas curtas passou num festival cultural de diferentes artes em dublin este verão? além de que devemos estar agradecidos a quem nos criou - é disso que se trata.
e gostamos muito desta comunhão global - para isolacionismos já bastou a velha senhora.

3. nós não tinhamso conhecimento real no nr de inscrições antes das 18h de sábado - e isso foi um erro que agora verificamos. as equipas escreviam um representante somente, e esse é q fazia a seu filme com as pessoas que entendesse (no no dia é que apresnetariam a equipa completa, q efectivamente participou no filme). no ano passado funcionou bem asim, este ano pela (ainda maior) procura já não. erro para não se repetir no futuro, com certeza.

4. o IPJ tem uma grande vantagem: é a 1 minuto da velha - onde queremos que seja o epicentro do festival. no entanto, teremos que pensar em algo no futuro, com certeza....

De ivan a 23 de Outubro de 2007 às 16:40
para o ano, se for preciso ajuda, avisa!

já estamos a chegar a um consenso!
De Anónimo a 23 de Outubro de 2007 às 18:43
Este Ivan tem dor de corno. Estás a convidar-te para a organização?
De ivan a 23 de Outubro de 2007 às 18:52
de certa forma estou, mas esta descansado que nao é por dor de corno.

é que quando nao concordo com alguma coisa, ou quando acho que podia ser melhor, tento contribuir, nao gosto de ficar na fila de trás a dizer mal.

e neste caso específico, como conheço o senhor radiomafia, simplesmente tava a dizer que posso ajudar, se essa ajuda for necessaria. assim como ja me voluntariei noutras acçoes e noutras coisas.

comentar

mais sobre mim


ver perfil

. 2 seguidores

Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

pesquisar

posts recentes

Polanski

fun is back

Fantas

não voltará a acontecer

there will be blood

sex out of the city

championship manager

Dakar

UFO

mozilla

arquivos

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

links

Add to Technorati Favorites
blogs SAPO

subscrever feeds