Segunda-feira, 10 de Março de 2008

Fantas

Coisas que vi e gostei no Fantas deste ano:


El Orfanato, 2007.

España. Provou-se no Fantas a excelente saúde do cinema fantástico espanhol, para onde foram os principais prémios. O Grande Prémio Fantas 2008 foi para “Rec” de Jaume Balagueró e Paco Plaza (que não cheguei a ver, e que espero pela prometida exibição nas nossas salas), e o prémio de melhor realizador para o catalão Juan António Bayona, pelo brilhante “El Orfanato” – um filme que, em diversos momentos, faz lembrar Los Otros/ The Otheres de Alejandro Amenábar, e que conta também com o dedo do mestre Guillermo del Toro na produção. Para Espanha foi ainda o prémio para Melhor argumento para La habitacion de fermat, de Luis Piedrahita e Rodrigo Sopeña e outros prémios individuais. 



The Lovebirds, 2007

Portugal. Bruno Almeida entrou no Fantas com promessa de prémio e saiu, sem surpresa, com um prémio - Prémio Especial do Júri da Semana dos realizadores. O filme, The Lovebirds, é uma espécie de “vedetas passeiam por Lisboa” – destaque para “Os Sopranos” Michael Imperioli (que passou pelo Fantas) e John Ventimiglia (o grande Artie - chefe de cozinha), ainda para Drena De Niro (sim, a filha) e para os portugueses Joaquim de Almeida, Rogério Samora e Rui Morrison. Há ainda um comovente Fernando Lopes, a fazer do próprio - um velho realizador de cinema -, e até o “Milionário 2007” Joe Berardo, também a fazer do próprio, o “Joe”, um homem rico e poderoso na indústria cultural (aqui como produtor de cinema), e com uma linguagem incompreensível (aliás, o português-madeirense-americano-tudo-ao-molho de Joe Berardo é uma boa parábola à confusão de línguas que se verifica ao longo de todo o filme, situação nem sempre bem resolvida). Quanto ao resultado, o filme tem alguns bons momentos e duas excelentes estórias – a do realizador de “Belarmino” a filmar, entre o cómico e o comovente, um combate de Boxe entre um actor e um boxer profissional que bate forte; e as escapadelas matrimoniais de um piloto de aviação, que é incapaz de dizer I love you à amante e se queixa de que as alturas lhe estão a tirar potência sexual. Nas restantes estórias, no entanto, o filme perde-se à volta dos clichés do very typical portuguese e da Lisboa Bairro-Baixa-Alfama. Sabe a pouco.
radiomafia às 13:39
link | comentar
5 comentários:
De menina limão a 18 de Março de 2008
sempre optei por não ver o Michael Clayton. já antes de ti me tinham dito para não ver e eu, teimosa, insistia por causa das interpretações. ontem fui ver No Vale de Elah e a minha companhia, no final, disse-me: "ainda assim é melhor que o Michael Clayton". pronto, convenceu-me. é que achei o filme No Vale de Elah mesmo fraquinho.
De erezioni a 12 de Janeiro de 2011
Olá, estou a estudar Português e eu aconteceram em seu blog que bom!
De vivere in spagna a 12 de Janeiro de 2011
elogios para as fotos, lindo! Eu sempre vi a fotografia como arte mais do que capaz de captar todas as emoções e todos os momentos
De allungamento a 26 de Janeiro de 2011
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou estudando Português, eu não consigo entender tudo, mas quase! ;)
De allungamento del pene a 3 de Fevereiro de 2011
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou estudando Português, eu não consigo entender tudo, mas quase! ;)

comentar

mais sobre mim


ver perfil

. 2 seguidores

Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

pesquisar

posts recentes

Polanski

fun is back

Fantas

não voltará a acontecer

there will be blood

sex out of the city

championship manager

Dakar

UFO

mozilla

arquivos

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

links

blogs SAPO

subscrever feeds